IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ConocoPhillips comprará produtora de "shale" Concho Resources por US$9,7 bi

19/10/2020 15h25

Por Arunima Kumar

(Reuters) - A ConocoPhillips chegou a um acordo nesta segunda-feira para a aquisição da produtora norte-americana de "shale" (petróleo não convencional) Concho Resources por 9,7 bilhões de dólares, em momento em que o setor energético segue se consolidando em meio à queda nos preços e na demanda por combustíveis.

O acordo, totalmente em ações e com baixo prêmio, ocorre à medida que diversas empresas de "shale" dos Estados Unidos sofrem perdas em função dos baixos preços do petróleo.

A operação promove a troca de 1,4 ação da ConocoPhillips por papel da Concho, um prêmio de cerca de 1,5% em relação ao fechamento de sexta-feira. As ações da Concho subiram 1,4% no início da sessão desta segunda, chegando a ser negociadas a 49,30 dólares, mas depois passaram a cair levemente.

A compra pode fazer com que a ConocoPhillips entre no grupo dos maiores produtores da Bacia de Permian, principal campo petrolífero dos EUA, que se estende do oeste do Texas ao sudeste do Novo México.

A Concho, quinta maior produtora da Bacia de Permian em termos de volume, bombeia cerca de 319 mil barris por dia (bpd) em poços espalhados por mais de meio milhão de acres. A Conoco, por sua vez, é uma importante produtora em outros dois campos de "shale" do país, mas bombeia somente 50 mil bpd em Permian.

(Reportagem de Arunima Kumar e Arathy S Nair, em Bengaluru, com reportagem adicional de Gary McWilliams)