BRF recebe aprovação da China para retomar embarque de frango da unidade de Dourados
Por Nayara Figueiredo
SÃO PAULO (Reuters) - A BRF recebeu a aprovação da China para retomar as exportações de carne de frango da unidade de Dourados (MS), que estavam suspensas desde julho em meio a preocupações sobre a pandemia da Covid-19, disse a empresa nesta sexta-feira.
A autorização, que se deu após inspeções realizadas pelas autoridades chinesas, foi publicada no site da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), segundo a companhia.
"A liberação para a retomada de exportações para o país asiático, mercado estratégico para a BRF, reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos e com a saúde segurança dos seus colaboradores", afirmou em nota o CEO da empresa, Lorival Luz.
O retorno dos embarques da unidade da BRF, a maior exportadora de frango no mundo, está previsto para acontecer nos próximos dias, segundo a empresa.
Algumas unidades de companhias do setor foram suspensas pelos chineses após surtos de coronavírus entre funcionários. No entanto, não há nenhuma confirmação científica de que a doença possa ser transmitida por alimentos.
Assim que a proibição foi anunciada, em julho, a BRF afirmou que atuaria junto às autoridades brasileiras e chinesas para reversão da suspensão no menor prazo possível.
Procurado, o Ministério da Agricultura disse à Reuters que a lista de estabelecimentos habilitados para exportação que consta no site da GACC foi atualizada nesta sexta-feira, após auditoria por videoconferência e apresentação de documentos, conduzidas pelas equipes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
"As autoridades chinesas concluíram que as medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura e pelos estabelecimentos foram satisfatórias e adequadas para o atendimento às exigências chinesas", afirmou a pasta em nota.
Atualmente, a BRF possui 15 unidades habilitadas para exportar para a China, sendo 10 de aves, 4 de suínos e 1 de miúdos de suínos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.