IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério da Economia remanejará R$60 mi para Meio Ambiente

23/10/2020 17h00

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Economia informou nesta sexta-feira, por meio de nota, que está remanejando 60 milhões de reais do seu limite de pagamento para o Ministério do Meio Ambiente e que a operação ocorrerá por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Mais cedo nesta sexta, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, havia afirmado em sua conta no Twitter que o titular da pasta da Economia, Paulo Guedes, liberaria o montante para auxílio na continuidade de ações de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Quero agradecer ao nosso Min. Paulo Guedes que acaba de me informar que deve liberar, ainda hoje, os 60 milhões necessários à continuidade das ações do Ibama no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal. Tks PG!", afirmou Salles.

A liberação de recursos ocorre após nesta semana o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) determinar que brigadistas interrompessem as atividades em decorrência da exaustão de recursos.

"Desde setembro, a autarquia passa por dificuldades quanto à liberação financeira por parte da Secretaria do Tesouro Nacional. Para a manutenção de suas atividades, o Ibama tem recorrido a créditos especiais, fundos e emendas. Mesmo assim, já contabiliza 19 milhões de reais de pagamentos atrasados, o que afeta todas as diretorias e ações do instituto, inclusive, as do Prevfogo", disse o Ibama em nota.

(Por Gabriel Ponte)