IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca diz que acordo sobre ajuda por Covid-19 pode sair nas "próximas semanas"

27/10/2020 09h26

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca afirmou nesta terça-feira que vê um acordo potencial sobre o financiamento de estímulo pela Covid-19 "nas próximas semanas", jogando dúvidas sobre se um acordo poderá será alcançado com o Congresso antes da eleição presidencial de 3 de novembro mesmo com o aumento de casos da doença nos EUA.

"Estamos confiantes de que podemos ter algo nas próximas semanas", disse a porta-voz da Casa Branca, Alyssah Farah, em entrevista à Fox News, apontando para a continuidade de um desacordo sobre auxílio adicional para governos estaduais e locais e ajuda financeira direta a indivíduos.

Na segunda-feira, o porta-voz da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que ela está esperançosa de que um acordo possa ser alcançado antes das eleições, embora as principais questões ainda precisem ser abordadas, após ela ter conversado com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, mais cedo no dia.

Ambos os lados divergem sobre a necessidade de mais financiamento de estímulo federal para lidar com a pandemia em curso desde que a Câmara, liderada pelos democratas, aprovou seu último plano em maio.

Os companheiros republicanos do presidente Donald Trump, que lideram o Senado dos EUA, relutaram em fazer outra rodada de financiamento de estímulo, mesmo quando Trump pediu gastos além do que os democratas propuseram. Trump e Pelosi culpam um ao outro pela falta de um acordo final.

Os Estados Unidos estão enfrentando um ressurgimento de casos do novo coronavírus, após 36 dos 50 Estados registrarem aumento por pelo menos duas semanas consecutivas, de acordo com análise da Reuters. As mortes também mais que dobraram em sete Estados.

(Reportagem de Susan Heavey)