IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apostas eleitorais nos EUA e balanços levam ações europeias à máxima de 2 semanas

05/11/2020 14h52

Por Sruthi Shankar

(Reuters) - As ações europeias atingiram uma máxima em mais de duas semanas nesta quinta-feira, com fortes balanços corporativos trimestrais, novos estímulos para a economia do Reino Unido e ganhos em Wall Street após as eleições levantando o ânimo dos investidores.

O índice pan-europeu STOXX 600 valorizou-se 1,1%, para atingir seu maior nível desde 19 de outubro, e caminhava para sua melhor semana em mais de seis meses.

As ações de tecnologia saltaram 2,5%, assim como seus pares nos EUA, mas os ganhos foram amplos na Europa, com os segmentos da mídia, montadoras e empresas químicas subindo mais de 2%.

Embora o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos ainda não esteja claro, o oponente democrata, Joe Biden, estava se aproximando da vitória sobre o presidente republicano Donald Trump, que alegou fraude eleitoral, entrou com ações judiciais e pediu pelo menos uma recontagem estadual.

Os investidores estavam considerando que os republicanos manteriam o controle do Senado dos EUA, o que diminuía as perspectivas de um novo pacote maciço de estímulos, mas torna mais difícil promulgar regulamentações mais rígidas ou aumentar os impostos corporativos sobre as empresas norte-americanas.

"De uma perspectiva de mercado, a incerteza que estamos vendo faz pouco para impactar o sentimento, com a perspectiva de uma divisão do Congresso limitando a possibilidade de impostos mais altos sob Biden", disse Joshua Mahony, analista sênior de mercado do IG em nota.

Uma série de resultados corporativos positivos também elevou os mercados europeus, com a emissora ProSiebenSat.1 Media de Munique subindo 8,9% depois que voltou a lucrar no terceiro trimestre e restabeleceu sua perspectiva para o ano inteiro.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,39%, a 5.906 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,98%, a 12.568 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,24%, a 4.983 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,93%, a 19.731 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 2,1%, a 6.924 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,92%, a 4.105 pontos.