IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lufthansa alerta que deverá queimar mais caixa no 4° tri

05/11/2020 12h10

Por Kirsti Knolle

BERLIM (Reuters) - A Lufthansa avisou nesta quinta-feira que queimará mais caixa no quarto trimestre do que no anterior e que novas medidas de reestruturação vão pesar em seus resultados, conforme enfrenta dificuldades para lidar com os efeitos da pandemia de Covid-19.

Como resultado das contínuas restrições de viagens para conter o surto do vírus, a companhia aérea alemã registrou um prejuízo líquido de 2 bilhões de euros no terceiro trimestre, em comparação com um lucro de 1,2 bilhão de euros no ano anterior.

Sua capacidade no trimestre foi de apenas 22% do nível do ano anterior, levando a uma saída de caixa operacional média mensal de 200 milhões de euros.

Como espera ainda menos passageiros no inverno do hemisfério norte, a empresa afirmou que esse número aumentará no trimestre atual, embora não deva ultrapassar 350 milhões de euros. A Lufthansa mira retornar a um fluxo de caixa operacional positivo ao longo do próximo ano.

"Estamos agora no início de um inverno que será difícil e desafiador para o nosso setor", disse o presidente-executivo, Carsten Spohr. "Estamos determinados a usar a reestruturação inevitável para expandir ainda mais nossa relativa vantagem competitiva."

Os custos operacionais caíram 43% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, ajudados por custos e preços de combustível significativamente mais baixos. As vendas caíram de 10,1 bilhões de euros para 2,7 bilhões de euros.

A companhia aérea, que garantiu um resgate estatal de 9 bilhões de euros em junho, disse ter liquidez de 10,1 bilhões de euros.

A Lufthansa confirmou que pretende aumentar a capacidade para cerca de 25% até ao final do ano.