Alta nas exportações da Alemanha dão esperanças de evitar contração no 4º tri
BERLIM (Reuters) - As exportações da Alemanha subiram mais do que o esperado em setembro, e o comércio exterior deu à maior economia da Europa impulso às vésperas do quarto trimestre.
As exportações ajustadas sazonalmente subiram 2,3% no mês após avanço revisado para cima de 2,9% em agosto, informou a Agência Federal de Estatística. As importações caíram 0,1% depois de ganho de 5,8% no mês anterior. O superávit comercial avançou foi de 17,8 bilhões de euros, disse a agência.
Economistas consultados pela Reuters esperavam alta de 2,0% das exportações e de 2,1% das importações. A projeção para o superávit comercial era de 15,8 bilhões de euros.
"Olhando para a frente, as exportações (e produção industrial) podem ainda impedir que a economia caia em uma depressão pelo segundo lockdown no último trimestre do ano", disse o economista do ING Carsten Brzeski.
A economia alemã cresceu um recorde de 8,2% no terceiro trimestre com maiores gastos dos consumidores e exportações, mas uma agressiva segunda onda de infecções e novo lockdown parcial estão prejudicando as perspectivas para o quarto trimestre e além.
(Por Paul Carrel)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.