IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alta nas exportações da Alemanha dão esperanças de evitar contração no 4º tri

09/11/2020 08h19

BERLIM (Reuters) - As exportações da Alemanha subiram mais do que o esperado em setembro, e o comércio exterior deu à maior economia da Europa impulso às vésperas do quarto trimestre.

As exportações ajustadas sazonalmente subiram 2,3% no mês após avanço revisado para cima de 2,9% em agosto, informou a Agência Federal de Estatística. As importações caíram 0,1% depois de ganho de 5,8% no mês anterior. O superávit comercial avançou foi de 17,8 bilhões de euros, disse a agência.

Economistas consultados pela Reuters esperavam alta de 2,0% das exportações e de 2,1% das importações. A projeção para o superávit comercial era de 15,8 bilhões de euros.

"Olhando para a frente, as exportações (e produção industrial) podem ainda impedir que a economia caia em uma depressão pelo segundo lockdown no último trimestre do ano", disse o economista do ING Carsten Brzeski.

A economia alemã cresceu um recorde de 8,2% no terceiro trimestre com maiores gastos dos consumidores e exportações, mas uma agressiva segunda onda de infecções e novo lockdown parcial estão prejudicando as perspectivas para o quarto trimestre e além.

(Por Paul Carrel)