IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção industrial da China supera expectativas em outubro

16/11/2020 07h32

Por Gabriel Crossley e Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A produção industrial da China aumentou mais rápido do que o esperado em outubro e as vendas no varejo aceleraram, conforme ganha força a recuperação da segunda maior economia do mundo da queda provocada pela Covid-19.

A produção industrial avançou 6,9% em outubro na comparação com o ano anterior, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta segunda-eira, em linha com o ganho de setembro e mais forte do que o aumento de 6,5% em pesquisa da Reuters junto a analistas.

O setor industrial da China apresentou uma virada impressionante da paralisia provocada pela pandemia vista mais cedo neste ano, ajudada pelas exportações resilientes. Agora, com o coronavírus sob controle pela China, os consumidores estão abrindo suas carteiras de novo.

"Os dados mais recentes sugerem que a ampla aceleração da economia da China continuou em outubro", disse em nota Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics.

"O estímulo continuou a impulsionar o investimento e a produção industrial, enquanto o crescimento das vendas reais no varejo e da atividade de serviços voltou aos níveis pré-vírus."

Já as vendas no varejo avançaram 4,3% na comparação anual, contra expectativa de crescimento de 4,9% mas ainda no ritmo mais rápido deste ano.

A melhora do apetite por gastos foi vista no aumento de 12,5% das vendas de automóveis da China em outubro, graças ao aumento da demanda por veículos elétricos.

O investimento em ativo fixo subiu 1,8% entre janeiro e outubro sobre o mesmo período do ano anterior, contra expansão de 1,6% esperada e aumento de 0,8% nos nove primeiros meses do ano.