IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia do Chile está mais perto do crescimento após meses de contração

01/12/2020 10h43

SANTIAGO (Reuters) - A atividade econômica do Chile caiu 1,2% em outubro em relação ao ano anterior, disse o banco central do país nesta terça-feira, com a economia chilena se aproximando do crescimento após meses de contração causada pela pandemia de coronavírus.

O índice de atividade econômica Imacec do banco abrange cerca de 90% da economia, computada em dados do Produto Interno Bruto. Os números de outubro foram a melhor leitura para a economia desde fevereiro, quando cresceu 3,3%, mostraram as estatísticas.

Mas a atividade econômica no Chile continuou prejudicada pela pandemia de coronavírus, disse o banco, embora os casos de Covid-19 tenham caído com o início da primavera no hemisfério sul.

O banco disse que uma queda na produção de bens e serviços causou em grande parte a contração, mas acrescentou que o impacto foi atenuado pelos ganhos no comércio, já que as quarentenas foram suspensas em grande parte do país.

A atividade mineradora do Chile também saltou 1,6% em outubro, disse o banco, um ponto positivo persistente durante a pandemia.

A maioria das minas de cobre do Chile manteve a produção mesmo no auge do surto de Covid no país, em maio e junho, uma salvação para a economia dependente das exportações de metais.

(Por Dave Sherwood)