Economia do Chile está mais perto do crescimento após meses de contração
SANTIAGO (Reuters) - A atividade econômica do Chile caiu 1,2% em outubro em relação ao ano anterior, disse o banco central do país nesta terça-feira, com a economia chilena se aproximando do crescimento após meses de contração causada pela pandemia de coronavírus.
O índice de atividade econômica Imacec do banco abrange cerca de 90% da economia, computada em dados do Produto Interno Bruto. Os números de outubro foram a melhor leitura para a economia desde fevereiro, quando cresceu 3,3%, mostraram as estatísticas.
Mas a atividade econômica no Chile continuou prejudicada pela pandemia de coronavírus, disse o banco, embora os casos de Covid-19 tenham caído com o início da primavera no hemisfério sul.
O banco disse que uma queda na produção de bens e serviços causou em grande parte a contração, mas acrescentou que o impacto foi atenuado pelos ganhos no comércio, já que as quarentenas foram suspensas em grande parte do país.
A atividade mineradora do Chile também saltou 1,6% em outubro, disse o banco, um ponto positivo persistente durante a pandemia.
A maioria das minas de cobre do Chile manteve a produção mesmo no auge do surto de Covid no país, em maio e junho, uma salvação para a economia dependente das exportações de metais.
(Por Dave Sherwood)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.