PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

S&P 500 atinge máxima recorde com investidores à espera de acordo fiscal

02/12/2020 18h10

Por Noel Randewich

(Reuters) - O índice S&P 500 avançou para uma máxima recorde de fechamento nesta quarta-feira, enquanto o Nasdaq recuou, à medida que investidores avaliaram o noticiário otimista sobre as vacinas e um potencial pacote de alívio fiscal contra o coronavírus num contexto de dados mais fracos de emprego privado nos Estados Unidos.

No Congresso, republicanos e democratas continuaram incapazes de chegar a um acordo sobre um novo alívio para a economia norte-americana, atingida pela pandemia, embora alguns investidores tenham dito que as más notícias econômicas podem aumentar a pressão sobre parlamentares por um acordo.

O líder da maioria na Câmara dos Estados Unidos, Steny Hoyer, também expressou esperança de que um acordo possa ser alcançado "nos próximos dias".

Sinais de progresso na corrida para distribuir uma vacina impulsionaram as ações dos EUA nos últimos dias. No mais recente evento otimista, a vacina da Pfizer Inc e da BionTech contra a Covid-19 recebeu luz verde para uso no Reino Unido, o primeiro país ocidental a aprovar um imunizante para a doença. Os papéis da Pfizer saltaram 3,5%, enquanto os da BionTech ganharam cerca de 6%.

Ressaltando o argumento pró-estímulo fiscal, dados mostraram que a criação de vagas de trabalho no setor privado dos EUA aumentou em novembro menos do que o esperado, provavelmente em razão do salto de novas infecções por coronavírus, com restrições a empresas dificultando a recuperação do mercado de trabalho.

Além disso, o relatório "Livro Bege" do Federal Reserve mostrou "pouco ou nenhum crescimento" em quatro dos 12 distritos do banco central dos EUA e apenas uma modesta expansão em outras regiões nas últimas semanas.

Qualquer potencial sinal de uma piora no mercado de trabalho no relatório mais amplo de empregos de sexta-feira pode colocar mais pressão sobre o Congresso para chegar a um acordo sobre um pacote de estímulo, disse Ross Mayfield, analista de estratégia de investimentos da Baird.

O índice Dow Jones subiu 0,2%, a 29.884 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,179115%, a 3.669 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,05%, a 12.349 pontos.