IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério da Saúde libera R$59,4 milhões para estrutura do programa de imunização

07/12/2020 20h07

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde liberou 59,4 milhões de reais para fortalecer o Programa Nacional de Vacinação (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de auxiliar na implementação do plano de vacinação contra a Covid-19 no país, informou a pasta nesta segunda-feira.

Em nota, o ministério disse que os recursos serão empregados na qualidade da estrutura da chamada Rede de Frio, que compõe o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos, e a Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal, proporcionando condições para o aprimoramento da detecção, análise e avaliação de síndromes respiratórias aguda, incluindo a Covid-19.

A autorização para os recursos foi publicada nesta segunda em portaria do Diário Oficial da União.

A expectativa de autoridades do governo é que a vacinação contra Covid-19 no país ocorra no primeiro semestre de 2021, após a aprovação de um imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A questão do armazenamento da vacina é fundamental para o sucesso da operação.

Até o momento, a aposta principal do governo federal é na vacina da AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford, que será produzia no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde.

A vacina mais avançado no mundo, no entanto, é da Pfizer/BioNTech, que começará a ser aplicada no Reino Unido já nesta semana. O Brasil não tem acordo com a empresa, cuja vacina precisa de uma rede mais potente de refrigeração para armazenamento.

Separadamente, o governo de São Paulo trabalha com a vacina da chinesa Sinovac e o governador João Doria anunciou um programa de vacinação a partir de 25 de janeiro. O governo federal, porém, não trabalha com a CoronaVac por enquanto, diante da rejeição do presidente Jair Bolsonaro.