PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Superfungo "Candida auris" é identificado pela primeira vez no país, alerta Anvisa

08/12/2020 18h59

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira que emitiu um alerta de risco em relação à possível primeira notificação no país do superfungo "Candida auris".

"No Brasil, não havia relato de nenhum caso de infecção por ´C. auris´, mas nesta segunda-feira, 7 de dezembro, foi notificado à Anvisa o possível primeiro caso positivo em paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia", disse a agência em nota.

O órgão regulador disse que o "Candida auris" é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009 no Japão. Conforme a agência, algumas cepas do fungo são resistentes a todos as três classes de remédios antifúngicos e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos.

A Anvisa destacou que foi organizada uma força-tarefa nacional composta por uma série de autoridades de saúde para acompanhar o caso e para prevenir a disseminação do fungo.

(Reportagem de Ricardo Brito)