PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

S&P 500 encerra em queda; ações da Disney pesam

14/12/2020 18h15

Por Karen Pierog e Noel Randewich

(Reuters) - O S&P 500 encerrou em queda nesta segunda-feira após o início da distribuição de uma campanha de vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos, enquanto a Alexion Pharmaceuticals teve forte alta com a oferta de compra de 39 bilhões de dólares da AstraZeneca, em um dos maiores negócios do ano.

O Dow Jones atingiu uma máxima recorde antes de encerrar em baixa, pressionado por papéis da Walt Disney.

As autoridades dos Estados Unidos começaram a aplicar a vacina desenvolvida pela Pfizer juntamente com sua parceira farmacêutica alemã BioNTech nesta segunda-feira após a aprovação do uso emergencial pelos reguladores federais na semana passada.

As ações da Disney, com queda de 3,65%, e da Pfizer, com recuo de quase 5%, foram as que mais pesaram no S&P 500.

A sequência de quatro dias de queda do índice foi a mais longa desde 21 de setembro.

O índice de consumo discricionário do S&P 500 foi o que mais ganhou entre os segmentos, com alta de 1%, impulsionado por um aumento dos papéis da Amazon, com alta de 1,4%. O índice de energia caiu mais de 3%.

O S&P 500 desfez-se de ganhos de mais cedo de quase 1%. O índice sobe cerca de 13% no ano, tendo alcançado novas máximas em 2020, apesar da pandemia que causou um forte impacto econômico e vitimou mais de um milhão de pessoas.

"Embora todo o mercado esteja satisfeito, otimista, animado com a chegada da vacina esta manhã aos Estados Unidos, acho que o investidor médio está percebendo que esse lançamento, essa distribuição da vacina, não será a bala de prata, não vai acontecer tão rápido quanto se espera", disse Jake Dollarhide, CEO da Longbow Asset Management em Tulsa, Oklahoma.

Os papéis da Alexion Pharmaceuticals Inc estiveram entre os maiores ganhos do S&P 500 e do Nasdaq, aumentando cerca de 30%, para uma máxima de quatro anos e meio após a farmacêutica britânica AstraZeneca informar que compraria a empresa de biotecnologia dos EUA. As ações da AstraZeneca, listadas nos EUA, caíram 8%.

As ações da Walt Disney caíram 3,3% depois que a BMO Capital Markets cortou a recomendação para as ações após os ganhos recentes e disse que a Netflix era novamente sua "escolha preferida". Os papéis da Netflix subiram quase 4%.

O índice Dow Jones recuou 0,48%, aos 29.900,96 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,32%, aos 3.651,92. O Nasdaq teve alta de 0,61%, aos 12.453,96 pontos.

PUBLICIDADE