Estímulo japonês deve impulsionar PIB e mostrar necessidade de reforma fiscal
Por Daniel Leussink e Tetsushi Kajimoto
TÓQUIO (Reuters) - O mais recente pacote de estímulo econômico do Japão para amortecer o golpe da pandemia de coronavírus provavelmente impulsionará a economia com mais força no próximo ano fiscal, ao mesmo tempo em que ressaltou a necessidade de recuperação econômica e reforma fiscal, disseram ministros importantes.
Os ministros fizeram os comentários depois que o gabinete do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, aprovou nesta terça-feira um terceiro orçamento suplementar para financiar um pacote de estímulo de 708 bilhões de dólares para ajudar a economia a se recuperar da queda induzida pela Covid no segundo trimestre.
A crise da Covid-19 forçou o governo do Japão a adiar as reformas fiscais, embora mantenha a maior dívida pública do mundo industrial, mais do que o dobro do tamanho de sua economia.
"É verdade que as condições fiscais irão piorar devido ao terceiro orçamento extra", disse o ministro das Finanças, Taro Aso, a repórteres depois que o gabinete aprovou o orçamento.
"Devemos prosseguir para alcançar o renascimento econômico e a reforma fiscal para não causar perda de confiança nas finanças e superar a crise do coronavírus."
O pacote de estímulo deve impulsionar o Produto Interno Bruto do Japão em cerca de 0,5% no atual ano fiscal, que vai até março, 2,5% no ano fiscal de 2021 e 0,6% do ano fiscal de 2022 em diante, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, nesta terça-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.