IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 fecha perto da estabilidade, "small caps" são favorecidas

12/01/2021 19h35

Por Sinéad Carew

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 encerrou com leve variação positiva nesta terça-feira enquanto as ações de empresas menores dispararam para níveis recordes conforme investidores favoreceram segmentos do mercado mais economicamente sensíveis, apostando em uma recuperação em 2021.

Os yields dos Treasuries subiram e o índice Russell 2000, de empresas com menor capitalização de mercado, as "small caps", fechou com alta de 1,8% em nível recorde após ter tido desempenho superior ao longo da sessão, assim como os chamados setores cíclicos, como os financeiro e de energia, que são fortemente dependentes de uma economia forte para avançarem.

Os investidores apostavam que o novo presidente dos EUA, Joe Biden, um democrata, dará início a um estímulo fiscal mais pesado e que um aumento na distribuição de vacinas contra o coronavírus impulsionará a economia, de acordo com Michael James, diretor-gerente de negociação de ações da Wedbush Securities em Los Angeles.

"O financeiro e o cíclico foram as estrelas para começar o ano", disse James. "Com a vitória de Biden vêm as expectativas de estímulo."

Mas alguns investidores disseram que estavam cautelosos antes da temporada de lucros e devido aos acontecimentos em Washington depois que apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiram o Capitólio na semana passada.

Enquanto os democratas apelavam para o impeachment de Trump por incitar a violência na semana passada, Trump negou o delito na terça-feira, dizendo que seus comentários públicos no dia do ataque foram "totalmente apropriados".

Além disso, o Washington Post relatou que um escritório do FBI na Virgínia emitiu um alerta interno um dia antes da invasão do Capitólio de que extremistas planejavam ir a Washington e falavam de "guerra".

Essas notícias "destacam o fato de que ainda há muitos problemas neste país e temos muito progresso a fazer antes de realmente avançarmos", disse Michael O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading em Stamford, Connecticut.

O Dow Jones subiu 0,19% para 31.068,69 pontos, o S&P 500 avançou 0,04%, para 3.801,19 pontos e o Nasdaq Composite teve alta de 0,28%, para 13.072,43 pontos.