IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido proíbe entrada de passageiros da América do Sul por variante brasileira do coronavírus

14/01/2021 13h41

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido proibirá as chegadas de passageiros do Brasil, de outros países sul-americanos e de Portugal devido a preocupações com uma nova variante do coronavírus descoberta no Amazonas, disse o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, na quinta-feira.

"Tomei a decisão urgente de proibir chegadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela - a partir de amanhã, 15 de janeiro, às 4h (horário local) após evidências de uma nova variante no Brasil", disse Shapps no Twitter.

Portugal também foi adicionado à lista de países proibidos por causa de ligações estreitas de viagens com o Brasil, disse ele. Os trabalhadores que transportam bens essenciais de Portugal ficarão isentos.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia afirmaram na terça-feira que a nova variante provavelmente surgiu no Amazonas entre dezembro e janeiro, e disseram que pode estar contribuindo para a aceleração de casos no Estado, que enfrenta uma severa segunda onda da Covid-19.

A nova variante foi detectada no domingo pelo Ministério da Saúde do Japão em quatro pessoas que chegaram ao país oriundas do Amazonas. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, autoridades japonesas informaram que foram identificadas 12 mutações na nova cepa, sendo uma delas a mesma já identificada em variantes mais transmissíveis do vírus vistas no Reino Unido e na África do Sul.

Em dezembro, o Brasil suspendeu os voos do Reino Unido devido ao surgimento da variante britânica do coronavírus.

(Reportagem de William James)