IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

REUTERS NEXT-Japão pode avaliar mais pacote de estímulo para economia por Covid-19, diz ministro

14/01/2021 09h25

Por David Dolan e Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - O Japão pode avaliar novo estímulo econômico, incluindo um possível quarto orçamento extra, conforme o governo expande o estado de emergência em meio ao aumento recorde nas infecções de coronavírus, afirmou nesta quinta-feira um proeminente ministro.

"De repente a demanda se foi, então acho que o governo, se necessário, estará disposto a injetar dinheiro na economia", disse Taro Kono, ministro de reforma regulatória e administrativa, em entrevista à conferência Reuters Next.

O Japão tem se saído melhor do que os Estados Unidos e a Europa em lidar com o surto de coronavírus, mas o governo precisa também considerar o crescimento já que "não podemos matar a economia", disse Kono.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Yoshihide Suga ampliou o estado de emergência da região de Tóquio para mais sete distritos, em meio a críticas de que seu governo agiu de forma lenta demais para conter a pandemia.

Essas medidas de emergência podem durar mais do que o período de um mês determinado inicialmente pelo governo, disse Kono.

"Se for necessário o governo vai pensar em prorrogar, claro. Precisamos chegar a um equilíbrio entre lidar com a Covid-19 e lidar com a economia", disse ele.

O governo, que no mês passado aprovou um terceiro orçamento suplementar para o ano fiscal até março para financiar gastos adicionais de 708 bilhões de dólares, comprometeu-se até agora em gastar cerca de 3 trilhões de dólares para ajudar a economia a se recuperar da pandemia.

Para mais conteúdo do Reuters Next acesse http://www.reuters.com/business/reuters-next

Para assistir ao Reuters Next ao vivo visite https://www.reutersevents.com/events/next/register.php

(Reportagem de David Dolan e Tim Kelly)