IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street cede com recuo de bancos após balanços

15/01/2021 11h40

Por Devik Jain e Medha Singh

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta sexta-feira, com o plano de estímulo de 1,9 trilhão de dólares do presidente eleito Joe Biden gerando temores de aumento de impostos, enquanto investidores analisavam balanços trimestrais dos principais bancos norte-americanos.

As ações de JPMorgan Chase & Co, Citigroup Inc e Wells Fargo & Co --que tiveram forte valorização em antecipação à divulgação de seus balanços-- caíam, mesmo com as instituições registrando resultados melhores que o esperado para o quarto trimestre.

JPMorgan caía 0,6%, após uma sequência de sete dias de alta que havia elevado as ações em cerca de 12%.

O índice S&P 500 de bancos recuava 1,9%.

"As ações de bancos já estão em alta há algumas semanas, então muitas boas notícias já foram precificadas", disse Dennis Dick, operador da Bright Trading LLC, em Las Vegas.

Os principais índices de Wall Street devem encerrar a semana ligeiramente mais baixos, depois de terem recentemente subido para patamares recordes com impulso de ações cíclicas, sensíveis ao crescimento. Esse grupo de ações foi amparado por apostas de um robusto pacote fiscal e por otimismo com a distribuição de vacinas.

Seis dos 11 principais setores do S&P caíram, com energia, finanças e indústria apresentando as quedas mais acentuadas.

A proposta de pacote de estímulo de Biden, divulgada na quinta-feira, inclui 415 bilhões de dólares para acelerar a distribuição de vacinas, cerca de 1 trilhão de dólares em ajuda direta às famílias e cerca de 440 bilhões de dólares para pequenas empresas e comunidades particularmente atingidas pela pandemia.

Alguns investidores temem que o governo precise financiar os gastos com aumento de impostos.

"A preocupação de Biden não é o mercado de ações, sua preocupação é a Main Street e isso é uma coisa boa... mas isso mostra que haverá aumento nos impostos corporativos", disse Dick, da Bright Trading LLC.

Enquanto isso, dados mostraram queda ainda maior nas vendas no varejo dos EUA em dezembro, no mais recente sinal de que a economia perdeu velocidade considerável no final de 2020.

Às 12:43 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,75%, a 30.759 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,999594%, a 3.758 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,68%, a 13.024 pontos.