Expectativas melhores de exportação ajudam confiança do investidor alemão em janeiro
BERLIM (Reuters) - A confiança do investidor da Alemanha cresceu mais do que o esperado em janeiro diante do aumento das expectativas para exportações, melhorando a perspectiva para a maior economia da Europa, disse nesta terça-feira o instituto de pesquisa econômica ZEW.
A pesquisa sobre o sentimento econômico do investidor aumentou a 61,8 de 55,0 pontos no mês anterior, disse o ZEW. Pesquisa da Reuters apontava alta a 60,0.
"Apesar da incerteza sobre o curso do lockdown, o cenário econômico para a economia alemã melhorou ligeiramente", disse em comunicado o presidente do ZEW, Achim Wambach.
"Os resultados da Pesquisa do Mercado Financeiro do ZEW em janeiro mostram que as expectativas de exportação em particular aumentaram de forma significativa", disse ele.
Medida separada das condições atuais avançou a -66,4 de -66,5 pontos no mês anterior. A expectativa era de uma leitura de -68,5 pontos.
A economia da Alemanha encolheu 5,0% em 2020, menos do que o esperado e uma contração menor do que durante a crise financeira global. Medidas de estímulo e resgate sem precedentes do governo ajudaram a aliviar o choque da pandemia de Covid-19.
(Reportagem de Paul Carrel)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.