PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

Minério de ferro sobe na China com potencial ciclone na Austrália

21/01/2021 08h56

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China avançaram nesta quinta-feira, enquanto a Austrália, um fornecedor-chave, começava a se preparar para um potencial ciclone tropical, enquanto preocupações com crescentes casos de coronavírus na China pesaram sobre os preços em Cingapura.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian encerrou uma volátil sessão diurna com alta de 0,7%, a 1.059 iuanes (163,93 dólares) por tonelada.

A Autoridade Portuária de Pilbara, na Austrália, começou a pedir para que grandes navios deixem suas áreas de ancoragem no porto de Hedland, o maior centro de embarques de minério de ferro do mundo, após previsões meteorológicas apontarem que um ciclone de categoria 1 ou 2 poderia chegar à costa de Pilbara na sexta-feira.

Na bolsa de Cingapura, o primeiro contrato do minério de ferro, para fevereiro, recuava 0,4%, para 165,28 dólares por tonelada, na terceira sessão de perdas.

"O mercado está preocupado com o pequeno surto de casos de coronavírus na China, o que poderia impactar unidades de produção de aço" em caso de novos lockdowns, disse o estrategista de commodities da ANZ, Daniel Hynes.

"Embora reconheçamos os riscos de oferta na Austrália, uma desaceleração da demanda antes do Ano Novo Lunar (na China) pode fazer os preços se normalizarem em 156 dólares por tonelada no final deste trimestre", disse Hynes.

O vergalhão de aço na bolsa de Xangai fechou em alta de 1,1%.