Ação do IRB dispara com investidores inspirados em caso GameStop
Por Carolina Mandl e Tatiana Bautzer
SÃO PAULO (Reuters) - A ação da resseguradora IRB Brasil subiu até 17% na Bovespa nesta quinta-feira, com investidores imitando o movimento que deu impulso aos papéis da GameStop, de pressionar vendedores a descoberto.
A gestora Squadra descobriu no ano passado irregularidades contábeis no IRB, forçando uma reformulação da gestão, num caso raro na bolsa paulista de um vendedor a descoberto visando uma empresa específica. A resseguradora está processando ex-administradores.
Em um grupo do Facebook chamado "IRBR3 Forum Investing" com 8.300 membros, investidores vêm discutindo seus movimentos e mostram as corretoras que estão comprando as ações, com um convite aberto a outras pessoas para ingressarem nos grupos WhatsApp e Telegram para aprofundar a discussão estratégica.
Nas mensagens, eles dizem que sua intenção é imitar os investidores de varejo dos EUA, usando derivativos e coordenando a compra em fóruns de mídia social que geraram altas em ações como a da GameStop.
Não ficou claro, porém, quando o grupo se formou e se seus membros também usam opções para apostar na resseguradora, que no início de janeiro disse que estava contratando uma consultoria para ajudá-la a planejar uma reforma estratégica.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disse em um e-mail à Reuters que irá analisar a alta das ações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.