IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo estuda reedição de medidas de proteção ao emprego, diz Bianco

28/01/2021 12h43

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O governo estuda a possibilidade de reeditar medidas de proteção ao emprego formal adotadas em 2020 para preservar vagas em meio à pandemia, disse nesta quinta-feira o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

Em entrevista para comentar os dados do Caged (cadastro de empregos formais) do ano, Bianco foi questionado se o governo reeditaria um programa nos moldes do BEM, que permitu que as empresas suspendessem contratos ou reduzissem jornadas e salários temporariamente em 2020.

"Estamos avaliando, em conjunto com a evolução dos acontecimentos, se devemos ou não lançar mão de mais medidas relativas a momentos de crise", disse Bianco.

"Isso sempre esteve na prancheta, em momento algum nós deixamos de lado esse pensamento, mas obviamente isso demanda uma análise das circunstâncias e também demanda uma análise política, que nós estamos fazendo junto com nosso ministro e também junto com o presidente da República."

O secretário descartou a possibilidade de haver uma "ressaca" de demissões neste ano. Ele ressaltou que os efeitos mais graves da crise sobre o mercado de trabalho já passaram, que o país já está mais próximo "de uma normalidade" e que o governo está disposto a agir se necessário.

"Não deixaremos o desemprego aumentar e continuaremos com as mãos nas rédeas para que, dentro do possível, possamos cada vez aumentar as contratações, reduzir as demissões e fazer com que os Cageds sejam mês a mês cada vez melhores."