Senado inicia votação para escolha de novo presidente da Casa
BRASÍLIA (Reuters) - O Senado iniciou nesta segunda-feira o processo de votação para a escolha do novo presidente da Casa, por meio de voto secreto, em cédulas de papel.
A expectativa é que o nome do próximo presidente do Senado já esteja definido no início da noite. Franco favorito, com o apoio do governo e de partidos de esquerda, como o PT, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) disputa o posto com Simone Tebet (MDB-MS).
Para ser eleito, segundo o regimento, o candidato precisa da "maioria de votos, presente a maioria da composição do Senado", o equivalente a 41 senadores.
Por conta da pandemia, o Senado contará com um esquema especial de votação. Haverá urnas instaladas fora do plenário para os senadores do grupo de risco, inclusive na Chapelaria do Congresso, uma das principais entradas do prédio principal, muito utilizada por autoridades para o embarque e desembarque de carros. Neste caso, a votação ocorrerá em uma espécie de "drive-thru".
Os senadores são chamados um por um, por ordem de criação do Estado e de idade. No caso das votações fora do plenário, a cédula será colocada em um saco plástico transparente e levada até as cabines externas de votação. Nessas urnas, haverá uma caixa com canetas, a serem utilizadas apenas uma vez por cada senador e descartadas para higienização, como explicou o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, à Agência Senado.
A Câmara também se reúne nesta segunda-feira para eleger seu presidente para os próximos dois anos.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.