IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após 20 anos de conversas, UE mostra desinteresse por acordo comercial com Mercosul

Embora poucos tenham notado quando a UE começou a conversar com o Mercosul em 1999, a atenção dada a acordos comerciais se intensificou desde então - Getty Images/iStockphoto
Embora poucos tenham notado quando a UE começou a conversar com o Mercosul em 1999, a atenção dada a acordos comerciais se intensificou desde então Imagem: Getty Images/iStockphoto

Philip Blenkinsop, Jake Spring, Anthony Boadle, François Murphy

19/03/2021 09h30Atualizada em 19/03/2021 09h53

BRUXELAS (Reuters) - Ansiosa por um recomeço com os Estados Unidos sob um novo presidente, a União Europeia está repleta de dúvidas a respeito de outro relacionamento transatlântico.

Um acordo comercial firmado em 2019 com o Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, após duas décadas de conversas prometia ser o maior pacto da UE, contando com a remoção de quatro bilhões de euros de tarifas de importação de seus produtos.

Mas dois anos depois, não está claro quando ? ou mesmo se ? ele entrará em vigor por causa das preocupações europeias com o desmatamento da Amazônia e o ceticismo com o comprometimento brasileiro ao combate à mudança climática sob o comando do presidente Jair Bolsonaro.

As dúvidas foram amplificadas por uma nova estratégia comercial da UE, revelada em fevereiro, que diz que aspirantes a parceiros do bloco comercial mais rico do mundo devem cumprir padrões para o meio ambiente e os direitos trabalhistas.

Embora poucos tenham notado quando a UE começou a conversar com o Mercosul em 1999, a atenção dada a acordos comerciais se intensificou desde então, particularmente depois que o bloco lançou as negociações da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) com os Estados Unidos em 2013, o que desencadeou protestos em massa.

A UE quer mais cooperação com os EUA no comércio agora que o presidente Joe Biden substituiu Donald Trump, mas as tratativas do TTIP, suspensas em 2016, não serão retomadas.

A saga do Mercosul está sendo acompanhada com atenção por outros parceiros em potencial, cientes de que um acordo de investimento com a China em dezembro também será analisado com cuidado.

"O comércio já é difícil por si só. Estas questões extras só tornam mais difícil para a UE fazer acordos com mais alguém", disse David Henig, diretor pró-livre comércio do centro de estudos Ecipe.

Com exceção de Austrália e Nova Zelândia, não sobraram "acordos fáceis" no horizonte para a UE, disse Henig, prevendo negociações potencialmente duras com países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), como Indonésia e Filipinas.

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, dizem que as preocupações ambientais são uma máscara para o protecionismo europeu, mas os dois lados reconhecem que o acordo não será sancionado em sua forma atual.

Quinto maior emissor mundial de gases de efeito estufa, o Brasil tem planos de longo prazo agressivos para cortar emissões e conter o desmatamento, mas o fato de Bolsonaro ter enfraquecido a proteção ambiental abalou a crença de que eles podem ser concretizados.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.