IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsa brasileira terá seu primeiro índice atrelado ao bitcoin

ETF será referenciado no índice de bitcoin dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME). - Getty Images/iStockphoto
ETF será referenciado no índice de bitcoin dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME). Imagem: Getty Images/iStockphoto

Aluisio Alves

19/03/2021 12h46Atualizada em 19/03/2021 12h46

SÃO PAULO (Reuters) - A gestora carioca de recursos QR Asset Management recebeu da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aval para lançar na B3 seu ETF (Exchange Traded Fund) de bitcoin, o primeiro referenciado na mais conhecida das criptomoedas.

A oferta primária dos ativos, estimada em cerca de 500 milhões de reais, será para investidores qualificados. Segundo Fernando Carvalho, presidente da QR Capital, controladora da QR Asset, os agentes financeiros para coordenar a oferta estão sendo escolhidos.

De acordo com o executivo, o ativo pode ser uma alternativa de diversificação de portfólio para fundos multimercado e tem atraído interesse de family offices e dos chamados investidores profissionais.

A expectativa é de que os ETFs sejam depois listados na bolsa paulista até junho, negociados sob o ticker QBTC11, quando poderão ser negociados por investidores de varejo. O ETF será referenciado no índice de bitcoin dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME).

O anúncio ocorre no momento em que diversas instituições financeiras internacionais têm feito movimentos para dar acesso a clientes às negociações com criptomoedas, que têm ganhado crescente apelo entre investidores de varejo, enquanto o bitcoin atinge sucessivas máximas históricas.

Na quarta-feira, o Morgan Stanley se tornou o primeiro grande banco dos EUA a oferecer a seus clientes de gestão de fortunas acesso a fundos bitcoin.

"Até agora, o investidor só comprava em mercados não regulados, com os ETFs o acesso vai ser mais democratizado", disse Carvalho.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.