IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer dobra prejuízo em 2020 com pandemia e fim de parceria com Boeing

Logotipo da Embraer; empresa reportou prejuízo líquido de US$ 3,3 milhões no quarto trimestre - Reuters
Logotipo da Embraer; empresa reportou prejuízo líquido de US$ 3,3 milhões no quarto trimestre Imagem: Reuters

Marcelo Rochabrun

Em São Paulo

19/03/2021 08h53Atualizada em 19/03/2021 11h01

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer reportou nesta sexta-feira prejuízo líquido de 3,3 milhões de dólares no quarto trimestre, reduzindo significativamente o resultado negativo em relação ao mesmo período do ano anterior, em resultado beneficiado por mais entregas de jatos comerciais e aviões militares.

Ainda assim, a Embraer, a terceira maior fabricante de aviões do mundo, teve um prejuízo total de 732 milhões de dólares em 2020, mais que o dobro da perda de 2019, reflexo do efeito da pandemia de Covid-19, que paralisou as viagens aéreas.

No último trimestre, a companhia teve receita de 1,8 bilhão de dólares, 12% abaixo do ano anterior, enquanto a receita do ano inteiro caiu 31%.

No ano, além do coronavírus, o resultado da Embraer foi afetado pelo colapso de um acordo de 4,2 bilhões de dólares com a Boeing em abril.

A partir do balanço, não ficou claro se a fabricante de aviões considera que o pior já passou, uma vez que a Embraer disse que não divulgaria projeções financeiras e operacionais porque suas perspectivas permanecem incertas.

A aviação comercial foi o segmento mais atingido da Embraer em 2020. A receita caiu 25% devido a entregas menores, embora a fabricante de aviões tenha entregue metade de todos os seus jatos para 2020 no último trimestre, o que ajudou a aumentar sua posição de caixa em 1,2 bilhão de dólares no trimestre.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.