PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Presidente do Congresso pede plano de ação "contundente" a novo ministro da Saúde

19/03/2021 18h44

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou ter pedido nesta sexta-feira ao futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um plano de ação "contundente" de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Pacheco tem verbalizado a demanda e a preocupação de muitos parlamentares, assustados com os números recordes de casos e óbitos pelo novo vírus e abatidos com a morte de mais um colega, o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), na quinta-feira.

"Recebi, nesta sexta-feira, o novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga. O novo ministro solicitou apoio do Congresso às medidas de combate à pandemia. Sugeri a ele a importância de um plano de ação contundente para o enfrentamento da pandemia", publicou o presidente do Senado no Twitter.

"Plano focado nos medicamentos para sedação, inclusive adquiridos no exterior, abertura de novos leitos de UTI, cumprimento do cronograma de vacinação e realização de uma força tarefa imediata junto a laboratórios que possam fornecer imunizantes em quantidades suficientes ao país", acrescentou.

Pacheco encampa uma tentativa de reunir, na próxima semana, representantes dos três Poderes, de Estados, municípios e de entidades em uma reunião de coordenação nacional para o combate à crise do coronavírus.

Assim que for formalizado no comando da Saúde, Queiroga deve comparecer a uma audiência pública no Senado para debater com senadores as ações do governo federal. O médico foi indicado esta semana para substituir Eduardo Pazuello, mas ainda não foi nomeado oficialmente.