S&P 500 fecha em queda sob pressão de tecnologia; Dow Jones fica estável
Por Herbert Lash
NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 fechou em baixa nesta quarta-feira, com o otimismo sobre a recuperação econômica expresso pelo chair do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, e pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, incapaz de interromper a queda de ações do setor de tecnologia pelo segundo dia consecutivo.
Os comentários das duas principais autoridades econômicas norte-americanas espelharam o que ambas disseram ao Congresso na terça-feira, com Powell afirmando nesta quarta-feira que o caso mais provável é que 2021 seja "um ano muito, muito forte".
Embora os três índices de ações tenham fechado em baixa, o Nasdaq --com forte peso de papéis de tecnologia-- sofreu a queda mais forte, de 2%. As ações desse segmento lideraram o rali do mercado no ano passado e levaram o Nasdaq a dobrar em relação às mínimas de 2020.
Nesta quarta, investidores venderam esses papéis "campeões" de 2020 e compraram ações com preços descontados --que tendem a se beneficiar mais da retomada da economia pós-crise. As ações de valor fecharam estáveis, enquanto as de crescimento --que incluem papéis de tecnologia-- caíram 1,4%.
O mercado de renda fixa seguiu no radar dos agentes. Os yields do Treasury dez anos caíam 2,8 pontos-base na sessão, para 1,6102%.
"Todos estão otimistas quanto às perspectivas de uma recuperação no momento", disse David Yepez, analista de ações e gestor de portfólio da Exencial Wealth Advisors. "Para que o mercado chegue ao fundo do poço, precisamos ter mais medo, e não sinto que o mercado tenha medo agora."
O segmento financeiro teve alta de 0,4%, e o industrial valorizou-se 0,7%, enquanto o setor de energia avançou 2,5%, com os preços do petróleo recuperando-se de uma queda de 6% na última sessão.
O índice Dow Jones teve variação negativa de 0,01%, a 32.420 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,54673%, a 3.889 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,01%, a 12.962 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.