PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Minério de ferro na China salta com forte demanda e spread ante preço spot

15/04/2021 08h02

Por Min Zhang e Shivani Singh

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China chegaram a subir 4,4% nesta quinta-feira, em meio a um grande spread entre carregamentos no mercado spot e os futuros e com um fortalecimento na demanda pelo material utilizado na fabricação do aço.

"Houve especulações de que outros lugares como a cidade de Handan e Hebei também implementariam cortes de produção, mas isso não aconteceu", disse um analista em Tangshan, ao acrescentar que a demanda por minério de ferro tem sido apoiada por uma resiliente produção siderúrgica.

A produção diária de aço nas principais usinas chinesas ficou em 2,3 milhões de toneladas nos primeiros 10 dias de abril, segundo a Associação de Ferro e Aço da China, alta de 2,9% frente ao final de março e salto de 16,9% na comparação anual.

Analistas da Huatai Futures também observaram que o spread entre os carregamentos spot e os futuros está relativamente grande agora, o que deixa espaço para que os preços futuros avancem.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de gradação par a entrega à China ficaram estáveis na quarta-feira, a 173,5 dólares por tonelada, segundo dados da consultoria SteelHome.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para setembro, fechou em alta de 3,6%, a 1.049 iuanes (160,56 dólares) por tonelada, após chegar a tocar 1.057 iuanes mais cedo na sessão.

No aço, o vergalhão na bolsa de Xangai para entrega em outubro caiu 0,5%, para 5.107 iuanes por tonelada.