IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuros do aço e minério de ferro na China tocam máximas recorde com forte demanda

26/04/2021 08h06

Por Min Zhang e Shivani Singh

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do aço na China fecharam em máxima recorde nesta segunda-feira, sustentados por uma robusta demanda e preocupações com restrições à produção, enquanto os preços de referência do minério de ferro também tocaram níveis recorde devido a temores sobre escassez de oferta.

A província chinesa de Shaanxi pediu recentemente a governos locais, seguindo o órgão estatal de planejamento e outras autoridades, que verificassem a produção de aço das siderúrgicas locais em 2020, explicando eventuais descumprimentos de metas.

Outro pólo siderúrgico, a cidade de Handan, na província de Hebei, recentemente emitiu aviso pedido a usinas que implementem medidas de controle da produção no segundo trimestre.

Essas medidas geraram preocupações quando a maiores restrições produtivas no setor de ferrosos, elevando os preços uma vez que a demanda ainda está forte e em sua época de pico.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai, para entrega em outubro, chegou a subir 4,3%, a 5.475 iuanes por tonelada (843,63 dólares), antes de fechar com ganhos de 2,3%, a 5.371 iuanes.

O minério de ferro na bolsa de Dalian com entrega em setembro fechou em alta de 4,3%, a 1.145 iuanes, após ter chegado a saltar 6,3% mais cedo.

"Os preços do minério de ferro estão sendo apoiados principalmente pela contradição estrutural da oferta, há escassez de produtos de qualidade média e alta", disse Zhuo Guiqiu, analista da Jinrui Capital.

Mesmo os finos super especiais com gradação de minério de ferro de 56,7%, vista como baixa, eram negociados a mais de 1.200 iuanes por toneladas, acima do contrato futuro mais ativo, acrescentou Zhuo.