Alemanha eleva projeção de crescimento do PIB e vê recuperação liderada pelo consumidor
Por Michael Nienaber
BERLIM (Reuters) - O governo da Alemanha elevou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a maior economia da Europa a 3,5%, de uma projeção anterior de 3%, em meio à expectativa de que os gastos das famílias apoiem a recuperação econômica assim que as restrições para combate da Covid-19 forem suspensas, disse o ministro da Economia nesta terça-feira.
Durante apresentação da previsão de crescimento atualizada do governo, o ministro da Economia, Peter Altmaier, disse que Berlim espera que o PIB cresça 3,6% no próximo ano e que a economia atinja seu nível pré-pandemia até o final de 2022.
"A projeção da primavera (do hemisfério norte) de hoje é um encorajamento, apesar da atual situação grave de infecção", disse Altmaier.
Questionado sobre o quanto a escassez de chips custará ao crescimento da economia alemã neste ano, Altmaier disse que é difícil mensurar o impacto nesta fase.
Várias empresas alemãs já alertaram que os problemas no fornecimento de chips e outros componentes levarão a uma produção mais fraca que o esperado no segundo trimestre.
Os gargalos de oferta na produção e a recuperação econômica geral devem aumentar as pressões sobre os preços na Alemanha, com o governo estimando que o índice de preços ao consumidor salte para 2,2% neste ano e caia para 1,5% no próximo.
Altmaier disse que as autoridades devem conseguir suspender a maioria das restrições para contenção da pandemia durante o verão do hemisfério norte.
(Por Michael Nienaber)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.