PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Confiança do consumidor alemão cai inesperadamente para maio, aponta GfK

28/04/2021 09h22

BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor alemão caiu inesperadamente para maio, com o aumento das infecções por Covid-19 levando muitas áreas da maior economia da Europa a readotarem medidas de restrição a compras, viagens e vida pública, revelou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O instituto de pesquisa GfK disse que o índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2.000 alemães, caiu para -8,8 pontos, ante -6,1 em abril em dado revisado.

A visão dos consumidores sobre as perspectivas econômicas e de renda pessoal diminuiu significativamente, enquanto sua propensão a comprar aumentou moderadamente, mostrou a pesquisa.

"A esperança de uma maior flexibilização das medidas de restrição e um renascimento do consumo foi visivelmente atenuada", disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, acrescentando que a recuperação da economia continuará atrasada devido à terceira onda de Covid-19.

O ministro das Finanças, Olaf Scholz, e o ministro da Economia, Peter Altmaier, disseram recentemente que não esperam nenhuma redução substancial das medidas de restrição antes do final de maio.

Se os casos de coronavírus caírem e as restrições puderem ser suspensas no decorrer do verão do hemisfério norte, o governo espera que os gastos das famílias impulsionem uma recuperação liderada pelo consumidor, sustentando sua previsão de crescimento revisada para cima de 3,6% neste ano.

(Por Michael Nienaber)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB CMO