Confiança do consumidor alemão cai inesperadamente para maio, aponta GfK
BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor alemão caiu inesperadamente para maio, com o aumento das infecções por Covid-19 levando muitas áreas da maior economia da Europa a readotarem medidas de restrição a compras, viagens e vida pública, revelou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O instituto de pesquisa GfK disse que o índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2.000 alemães, caiu para -8,8 pontos, ante -6,1 em abril em dado revisado.
A visão dos consumidores sobre as perspectivas econômicas e de renda pessoal diminuiu significativamente, enquanto sua propensão a comprar aumentou moderadamente, mostrou a pesquisa.
"A esperança de uma maior flexibilização das medidas de restrição e um renascimento do consumo foi visivelmente atenuada", disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, acrescentando que a recuperação da economia continuará atrasada devido à terceira onda de Covid-19.
O ministro das Finanças, Olaf Scholz, e o ministro da Economia, Peter Altmaier, disseram recentemente que não esperam nenhuma redução substancial das medidas de restrição antes do final de maio.
Se os casos de coronavírus caírem e as restrições puderem ser suspensas no decorrer do verão do hemisfério norte, o governo espera que os gastos das famílias impulsionem uma recuperação liderada pelo consumidor, sustentando sua previsão de crescimento revisada para cima de 3,6% neste ano.
(Por Michael Nienaber)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))
REUTERS PVB CMO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.