PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Morre Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 83 anos

27/05/2021 12h17

(Reuters) - Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em Curitiba por complicações de doença renal crônica, ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie. O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte do político.

O governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou a perda em sua conta no Twitter. "A notícia do falecimento do ex-governador Jaime Lerner vem com imenso pesar para todos os paranaenses", disse.

"O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o Paraná."

Formado arquiteto e urbanista pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964, Lerner ajudou a moldar a cidade de Curitiba por meio de seus projetos e foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002.

Além de ex-governador do Paraná, ele também foi prefeito da cidade de Curitiba por três vezes, de 1971 a 1975, 1979 a 1983, e 1989 a 1992.

Considerado um dos grandes nomes do urbanismo brasileiro e mundial, Lerner deixa duas filhas, Andrea e Ilana, e seu legado na política e na arquitetura nacional.

(Por Patrícia Vilas Boas)