PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Recuperação da lira turca perde força após confiança do consumidor tocar mínima recorde

22/11/2021 08h15

Por Daren Butler e Orhan Coskun

ISTAMBUL (Reuters) - A lira turca tinha uma breve recuperação em relação a mínimas históricas nesta segunda-feira, devido a preocupações sobre o corte de juros da semana passada e especulações acerca de uma reforma do gabinete do país, enquanto dados mostraram que um índice da confiança do consumidor afundou para o menor patamar já registrado.

A lira era negociada a 11,20 por dólar nesta segunda-feira, mais firme do que o fechamento de 11,2995 registrado na sexta-feira. A moeda perdeu um terço de seu valor este ano e a mínima recorde intradiária de sexta-feira, de 11,32 por dólar, marcou a oitava sessão consecutiva em que a lira tocou profundidades históricas.

Na quinta-feira passada, sob pressão do presidente do país, Tayyip Erdogan, o banco central turco cortou sua taxa de juros em 1 ponto percentual, para 15%, apesar de o país sofrer sob inflação perto de 20%, e sinalizou que pode haver mais afrouxamento à frente.

O banco cortou os custos dos empréstimos em 400 pontos base desde setembro, o que muitos analistas chamaram de um erro de política monetária arriscado.

A confiança do consumidor da Turquia caiu 7,3%, para 71,1 pontos, em novembro, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, seu nível mais baixo desde que os dados foram publicados pela primeira vez, em 2004, refletindo a liquidação da moeda local.

Operadores disseram que o desconforto aumentou no final da semana passada por especulações abertas entre políticos e investidores de que Erdogan poderia substituir o ministro das Finanças e Economia, Lutfi Elvan, embora não houvesse indicação de qualquer ação iminente.

PUBLICIDADE