PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Minério de ferro sobe com mineradoras enfrentando escassez de mão de obra na Austrália

Minério de ferro - David Gray
Minério de ferro Imagem: David Gray

25/01/2022 09h58Atualizada em 25/01/2022 10h28

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na China e em Cingapura subiram nesta terça-feira depois que a mineradora Fortescue Metals Group levantou preocupações sobre uma escassez de mão de obra na Austrália por causa de restrições da covid-19, o que pode prejudicar a produção e os embarques do ingrediente siderúrgico.

As maiores rivais BHP Group e Rio Tinto também alertaram para interrupções devido à escassez de mão de obra, já que a Austrália enfrenta um aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus.

O contrato de maio mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian da China encerrou as negociações diurnas em alta de 1,4%, a 766,50 iuanes (121,14 dólares) a tonelada, subindo pelo quinto dia consecutivo depois que os ganhos durante a noite eliminaram as perdas diurnas de segunda-feira.

A Fortescue, a quarta maior mineradora de minério de ferro do mundo, registrou um aumento de 2% nos embarques no segundo trimestre do ano fiscal 2022, mas sinalizou pressões da forte demanda por mão de obra e recursos, bem como restrições na cadeia de suprimentos devido à pandemia.

"A divulgação do relatório de produção da Fortescue deve esclarecer se as recentes interrupções no fornecimento de minério de ferro foram superadas", disseram estrategistas de commodities do ANZ em nota.

Analistas disseram que as preocupações com a oferta podem aumentar o suporte aos preços do minério de ferro, que se recuperaram neste mês em meio aos esforços intensificados de flexibilização monetária da China, maior produtora de aço do mundo, para sustentar sua economia em desaceleração.

Mas, por enquanto, o otimismo dos traders deve ser moderado antes dos feriados do Festival da Primavera na China, de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, e as operações nas siderúrgicas devem permanecer reduzidas ao longo de fevereiro para melhorar a qualidade do ar durante a Olimpíada de Inverno de Pequim.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai ganhou 0,2%, enquanto a bobina laminada a quente subiu 0,6%.

O aço inoxidável de Xangai caiu 6,2%, acompanhando uma retração nos preços do níquel. O carvão metalúrgico de Dalian caiu 0,7%, mas o coque avançou 1,2%.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)