BB lucra 60% mais no 4º tri; prevê crédito até 12% maior em 2022
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira que teve lucro recorrente de 5,9 bilhões de reais no quarto trimestre, aumento de 60,5% ante mesma etapa de 2020 e acima da média de expectativas do mercado, de 4,81 bilhões.
Em um documento separado, o BB previu que terá lucro ajustado de 23 bilhões a 26 bilhões de reais em 2022. No ponto médio, significaria um avanço de cerca de 17% sobre o obtido no ano passado.
O banco também projetou expansão de 8% a 12% de seu estoque de empréstimos neste ano e que suas receitas com tarifas cresçam no mesmo ritmo das despesas operacionais, isto é, na faixa de 4% a 8%.
O BB informou nesta segunda-feira que a rentabilidade sobre o patrimônio líquido atingiu 16,3% de outubro a dezembro, um aumento de 5,5 pontos percentuais na comparação anual, em bases recorrentes.
O banco fechou 2021 com uma carteira de crédito ampliada de 874,9 bilhões, crescimento de 7,4% em 12 meses. O índice de inadimplência acima de 90 dias ficou em 1,75%, 0,07 ponto percentual menor na comparação com o trimestre imediatamente anterior, e queda de 0,15 ponto ano a ano.
A provisão feita pelo do banco estatal para enfrentar perdas com inadimplência foi de 3,79 bilhões de reais no trimestre, um recuo de 26,5% contra um ano antes.
As receitas com tarifas e serviços no período somaram 7,82 bilhões de reais, um avanço de 5,9% sobre o quarto trimestre de 2021. Na outra ponta, as despesas administrativas totalizaram 8,5 bilhões de reais, alta de 7,6% na base sequencial e de 4,8% em 12 meses.
(Por Aluísio Alves e Carolina Mandl)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.