PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Sentimento do investidor alemão melhora com expectativa de alívio em restrições da Covid-19

15/02/2022 09h04

BERLIM (Reuters) - O sentimento dos investidores alemães melhorou em fevereiro, devido a expectativas de que as restrições para conter a Covid-19 vão diminuir, permitindo que o crescimento da maior economia da Europa acelere, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira.

O instituto de pesquisa econômica ZEW disse que seu índice de sentimento econômico subiu para 54,3, de 51,7 em janeiro. Uma pesquisa da Reuters apontava alta para 55,0.

"As perspectivas econômicas para a Alemanha continuam a melhorar em fevereiro, apesar das crescentes incertezas econômicas e políticas", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach, em comunicado.

"Especialistas do mercado financeiro esperam um afrouxamento das restrições relacionadas à pandemia e uma recuperação econômica no primeiro semestre de 2022. Eles ainda esperam que a inflação caia, embora em um ritmo mais lento e de um nível mais alto do que nos meses anteriores", acrescentou.

"Consequentemente, mais de 50% dos especialistas agora prevêem que as taxas de juros de curto prazo na zona do euro vão subir nos próximos seis meses."

Um índice de condições atuais subiu para -8,1 pontos, de -10,2 anteriormente. A previsão era de leitura de -6,0.

(Por Joseph Nasr e Rene Wagner)