PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Petroleiras da Noruega aumentam planos de investimentos para 2022

17/02/2022 09h35

Por Nerijus Adomaitis

OSLO (Reuters) - As empresas de petróleo e gás da Noruega planejam investir quase 18 bilhões de dólares neste ano, mais do que o esperado originalmente, ao aproveitar os incentivos fiscais da era da pandemia, mostrou uma pesquisa do escritório nacional de estatísticas nesta quinta-feira.

A previsão deve atrair críticas de ambientalistas, que argumentam que as empresas deveriam limitar os gastos com combustíveis fósseis para conter o aquecimento global.

A Noruega, um dos países mais ricos per capita do mundo, também está investindo pesadamente em energia mais limpa, mas argumenta que deve continuar produzindo combustíveis fósseis enquanto houver demanda global.

A pesquisa mostrou que o maior setor empresarial da Noruega agora espera investir 159,5 bilhões de coroas norueguesas (17,9 bilhões de dólares) em 2022, acima dos 154,4 bilhões projetados em novembro.

O montante ainda representaria um recuo de 8,1% em relação a 2021.

O escritório de estatísticas disse que sua estimativa provisória era de um declínio adicional para 131,4 bilhões de coroas em 2023, mas isso provavelmente mudará.

"Se os cronogramas dos projetos esperados forem mantidos, haverá investimentos significativamente maiores em desenvolvimento de campo em 2023 do que o que está atualmente incluído na pesquisa", disse a agência.

Os projetos ainda a serem aprovados incluem um cluster de descobertas de petróleo e gás na chamada área NOAKA pela Aker BP e Equinor, bem como a descoberta de petróleo Arctic Wisting da Equinor.

(Por Nerijus Adomaitis)