Assaí tem lucro maior no 4º tri apoiado por créditos fiscais
SÃO PAULO (Reuters) -A rede de atacarejo Assaí teve lucro líquido de 527 milhões de reais no quarto trimestre, crescimento de 76,3% sobre um ano antes, desempenho apoiado por reconhecimento de créditos fiscais e aceleração de abertura de lojas, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do período foi de 911 milhões de reais, alta de 3,6% na comparação anual.
Analistas, em média, esperavam lucro de 315,3 milhões de reais e Ebitda de 897 milhões, segundo dados da Refinitiv.
A empresa afirmou que reconheceu no trimestre créditos de 241 milhões de reais "referentes a subvenções para investimentos que são excluídas da base de cálculo do IRPJ e da CSLL".
A companhia estimou abertura de 50 novas lojas em 2022, apesar de acreditar que "os próximos meses serão desafiadores". Em 2021, foram abertas 28 lojas.
As vendas mesmas lojas do Assaí no trimestre recuaram 3,1%, efeito que a companhia controlada pelo francês Casino atribuiu à forte base de comparação com 2020, quando o auxílio emergencial do governo federal estava em vigor. Também citou queda do poder de compra dos clientes. Sobre o quarto trimestre de 2019, porém, as vendas mesmas lojas da empresa subiram 15,7%.
O resultado veio cerca de uma semana após o rival Atacadão, do grupo Carrefour Brasil, ter reportado queda de vendas mesmas lojas de 5% no quarto trimestre.
O Assaí apurou receita líquida de 11,55 bilhões de reais, alta de 8,1% na comparação com mesma etapa do ano anterior. A margem bruta ficou praticamente estável, em 17,2%.
(Por Alberto Alerigi Jr.; edição Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.