PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Bolsonaro levanta possibilidade de recriar Ministério do Esporte

23/02/2022 12h25

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro aventou nesta quarta-feira a possibilidade de recriar o Ministério do Esporte, transformado em secretaria especial no início do seu governo em 2019.

"Eu confesso que tem coisas que a gente só toma pé quando a gente chega lá. E a secretaria de esportes merece realmente o status de ministério, até pelo tamanho do Brasil, até pela sua população chegando em 220 milhões de habitantes", afirmou Bolsonaro durante uma cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento do Plano Nacional do Desporto.

Ao assumir seu mandato, Bolsonaro eliminou vários ministérios, transformando-os em secretarias ou unindo-os a outra pastas. Desde então, já foram recriados os ministérios das Comunicações, que antes estava ligado à Ciência e Tecnologia, e o do Trabalho, antes sob o comando da Economia.

Nos dois casos, as decisões foram políticas, em rearranjos internos para encaixar aliados do governo. Para as Comunicações foi nomeado Fábio Faria, do PSD, quando o presidente ainda tentava atrair o partido de Gilberto Kassab para a base governista. Após a tentativa fracassar, Faria deve deixar o PSD na janela partidária.

Já o Trabalho foi recriado para encaixar Onyx Lorenzoni. O então ministro da Secretaria-Geral da Presidência foi realocado para abrir sua vaga original para Luiz Eduardo Ramos, que por sua vez deixou a Casa Civil para a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI), hoje o homem forte do governo.