PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Canadian Solar fornecerá energia para Usiminas em novo parque solar em Goiás

25/02/2022 13h47

SÃO PAULO (Reuters) - A Canadian Solar anunciou nesta sexta-feira um contrato para fornecer energia elétrica à Usiminas a partir de um novo complexo de geração solar em Goiás.

Segundo o comunicado da Usiminas, o contrato assinado entre as empresas prevê a entrega de 30 megawatts (MW) médios de energia renovável por 15 anos a partir de 2025, o que representa cerca de 12% do volume de energia consumida pela companhia siderúrgica.

Para atender a parceria, a Canadian Solar desenvolverá e construirá um projeto de 381 megawatts-pico (MWp) em Luziânia (GO), envolvendo investimentos de 1,35 bilhão de reais.

A construção está prevista para começar no primeiro trimestre de 2024, e o projeto deve entrar em operação comercial em janeiro de 2025.

Uma vez em operação, o complexo solar deverá gerar cerca de 790 gigawatts-hora (GWh) de energia limpa por ano, equivalente ao consumo anual de aproximadamente 432.700 residências.

A Canadian destacou que este é o primeiro contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) corporativo assinado diretamente com um cliente industrial no modelo de autoprodução.

"Esta transação também contribui para aumentar nossa presença e posição de liderança no mercado brasileiro e demonstra nossa capacidade de continuar entregando soluções sustentáveis, competitivas e inovadoras para nossos clientes em um país onde desenvolvemos mais de 4,1 GWp de projetos”, disse o CEO da Canadian Solar, Shawn Qu, em nota.

(Por Letícia Fucuchima)