Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

GPA vende lojas a fundo imobiliário por R$ 1,2 bilhão; Assaí alugará pontos

Lojas do GPA poderão ser alugadas pelo Assaí por um prazo de 25 anos, renováveis por mais 15 anos - Divulgação
Lojas do GPA poderão ser alugadas pelo Assaí por um prazo de 25 anos, renováveis por mais 15 anos Imagem: Divulgação

Gabriel Araújo

25/02/2022 09h27Atualizada em 25/02/2022 12h39

O GPA anunciou nesta sexta-feira (25) um acordo para a alienação de até 17 imóveis próprios da empresa para o fundo imobiliário Barzel Properties por cerca de R$ 1,2 bilhão.

Segundo comunicado ao mercado, os imóveis serão posteriormente alugados pela cadeia de atacarejo Assaí por um prazo de 25 anos, renováveis por mais 15 anos. O fechamento da transação ainda requer aprovação das autoridades concorrenciais.

Tanto o GPA quanto o Assaí são controlados pelo grupo francês Casino, enquanto a Barzel Properties é uma joint venture formada pelo fundo soberano de Singapura (GIC), e investidores locais liderados pelo ex-executivo da Cyrela Nessim Sarfati.

O negócio ocorre à medida que o GPA busca converter lojas de hipermercados da bandeira Extra Hiper em unidades de atacarejo que serão operadas pelo Assaí. Em outubro do ano passado, em linha com esse plano, o GPA divulgou um acordo de R$ 5,2 bilhões para a venda de 71 lojas ao Assaí.

De acordo com o comunicado desta sexta, a maior parte das lojas envolvidas na transação já foram cedidas ao Assaí, com expectativas de que os pontos remanescentes sejam transferidos até o final do primeiro trimestre deste ano.

O Assaí espera abrir cerca de 50 novas lojas em 2022, sendo 10 orgânicas — com previsão de abertura no primeiro semestre — e 40 conversões para o formato atacarejo, com inaugurações esperadas para o segundo semestre.

As demais lojas convertidas deverão ser inauguradas até o final do primeiro trimestre de 2023, disse o Assaí, reiterando que tem como objetivo atingir R$ 100 bilhões em faturamento e mais de 300 lojas em operação em 2024.

O GPA, por sua vez, afirmou que inicia o ano com "estrutura mais enxuta, foco nas bandeiras de maior rentabilidade e performance e aceleração da plataforma digital", mencionando também a conversão de seus hipermercados em lojas Pão de Açúcar e Mercado Extra.