IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Downloads de aplicativos de bancos digitais no Brasil batem recorde em março

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Aluísio Alves

Da Reuters, em São Paulo

07/04/2022 15h18

Os downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais no Brasil bateram um recorde de 24,7 milhões em março, um aumento de 12% ante mesmo mês do ano passado, segundo levantamento compilado pelo Bank of America.

A pesquisa, feita com dados capturados pela Sensor Tower, mostrou que o movimento foi forte tanto entre os chamados neobanks quanto das unidades digitais Nubank, com 3,5 milhões de aplicativos baixados, e Bitz, carteira digital do Bradesco, com 3,4 milhões de downloads.

Pelo critério de usuários ativos, o Nubank foi o primeiro entre as fintechs, com 27 milhões; seguido por PicPay (14 milhões), Mercado Pago (13 milhões), do Mercado Livre; PagBank (10 milhões), do PagSeguro; e C6 (8 milhões).

Ainda segundo o levantamento, C6 e Bitz registraram o maior aumento de usuários ativos na medição mês a mês, com 800 mil adições cada, seguidos por PicPay e PagBank (600 mil cada). O Mercado Pago teve a pior perda ante fevereiro (-900 mil).

Os downloads de bancos estabelecidos atingiram 11,5 milhões em março, ante 9,3 milhões um ano antes, com liderança do Caixa Tem, na esteira do programa de microcrédito da Caixa Econômica Federal. Mesmo sem a Caixa, porém, os grandes bancos de varejo tiveram 5,8 milhões de downloads (+47% ano a ano), impulsionados por Itaú Unibanco e Santander Brasil.

O levantamento da Sensor é feito mensalmente com base em dados das lojas de aplicativos da Apple e do Google. A consultoria não detecta dados de exclusões de aplicativos.