PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Banco Mundial discutirá "nova fase" de financiamento à Ucrânia, diz Malpass

18/04/2022 13h10

Por Andrea Shalal e David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - Espera-se que mais países anunciem nesta semana contribuições para ajudar a Ucrânia, que está devastada pela guerra, a manter seu governo por meio do fundo fiduciário de vários doadores do Banco Mundial e fundos paralelos, disse nesta segunda-feira o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

Malpass disse que o Banco Mundial está trabalhando durante as reuniões de primavera do organismo e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para montar um pacote de ajuda de 3 bilhões de dólares para ajudar a Ucrânia a manter serviços governamentais essenciais.

A situação estava "evoluindo rapidamente", disse ele, prevendo mais anúncios bilaterais sobre assistência humanitária e outras ajudas nesta semana, sem fornecer mais detalhes.

Malpass disse que o banco desembolsou rapidamente cerca de 600 milhões de dólares do valor inicial de 1 bilhão de dólares em ajuda prometida para a Ucrânia e agora está trabalhando para levantar outros 1,5 bilhão de dólares em fundos bancários que ainda precisam ser aprovados por seu conselho.

Malpass disse que os membros também discutirão nesta semana a próxima fase de financiamento para os esforços de reconstrução da Ucrânia.