PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Credores da Samarco rejeitam proposta de reestruturação de dívida

18/04/2022 14h41

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - Credores da mineradora Samarco, joint venture da Vale e BHP, rejeitaram nesta segunda-feira o plano de reestruturação de dívida apresentado pela empresa em uma assembleia online.

Espera-se que os credores apresentem um plano alternativo para a reestruturação da dívida no prazo de 30 dias.

Representantes de 99,3% dos créditos sem garantia rejeitaram o plano, enquanto credores menores em diferentes classes votaram a favor do plano da empresa.

Um plano alternativo elaborado pelos credores agora é permitido pela lei, que anteriormente determinava a liquidação, caso os credores rejeitassem um plano de reestruturação proposto.

Em nota, o grupo de credores disse que vai propor que o executivo de mineração Tito Martins lidere a Samarco e leve a empresa "de volta ao crescimento".

Os credores também disseram que o plano de reestruturação da empresa "subestimou" a capacidade de produção da Samarco.

Já a Samarco, em comunicado, disse que os credores financeiros precisam considerar os interesses de todos os acionistas e "não devem buscar apenas o retorno financeiro que não pode ser sustentado pela empresa".

Os acionistas Vale e BHP já solicitaram autorização para votar sobre a proposta dos credores, mas o tribunal de falências ainda não decidiu sobre o assunto.