Economista do FMI vê risco de expectativas de inflação se firmarem em patamares elevados--entrevista à Reuters
Por David Lawder e Andrea Shalal
WASHINGTON (Reuters) - O novo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta terça-feira estar preocupado com os crescentes sinais de que as expectativas de inflação estão em alta e podem se firmar em níveis elevados, levando a um aperto mais agressivo da política monetária nas economias avançadas.
Pierre-Olivier Gourinchas, que começou a fazer a transição para o cargo de Conselheiro Econômico do FMI em janeiro, disse em entrevista à Reuters que a guerra na Ucrânia, que está elevando os preços da energia e dos alimentos, pode prejudicar expectativas de que a inflação, atualmente nos picos em décadas, comece a diminuir neste ano.
Um "mercado de trabalho muito, muito apertado" nos Estados Unidos está aumentando as demandas por aumentos salariais para "alcançar" os preços mais altos, o que pode ajudar a consolidar as expectativas inflacionárias, disse o ex-economista da Universidade da Califórnia-Berkeley, que é francês.
(Por David Lawder e Andrea Shalal)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.