Primeiro-ministro japonês pede que BC mantenha política de juros ultrabaixos
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, fez um apelo nesta terça-feira para que o banco central mantenha sua política monetária ultrafrouxa, deixando de lado a ideia de usar aumentos nos juros para evitar novas quedas no iene.
Com o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de olho em aumentos agressivos nos juros, alguns participantes do mercado especularam que o governo de Kishida poderia pressionar o Banco do Japão a modificar sua política monetária para conter novas quedas do iene.
Kishida disse que os níveis cambiais são consequência de vários fatores, incluindo políticas econômicas e monetárias.
"O governo espera que o banco central continue com seus esforços para atingir a meta" de inflação de 2%, disse ele em entrevista coletiva quando questionado se o Banco do Japão deveria ajustar sua política monetária ultrafrouxa para evitar novas quedas no iene.
Quando questionado sobre a recente fraqueza do iene, Kishida se recusou a comentar níveis específicos, mas alertou sobre os deméritos de movimentos cambiais acentuados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.