Órgão regulador dos EUA acusa Vale de declarações enganosas sobre barragens
A comissão reguladora de mercados dos Estados Unidos (SEC) disse hoje que a mineradora brasileira Vale violou as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas e enganosas sobre a segurança de suas barragens antes de um desastre de 2019 que matou 270 pessoas em Brumadinho (MG).
A partir de 2016, a Vale manipulou auditorias de segurança de barragens, obteve certificados de estabilidade fraudulentos e enganou governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG), disse a SEC.
Procurada, a Vale não comentou o assunto imediatamente.
Em janeiro de 2019, a barragem da empresa na cidade mineira estourou, liberando um onda gigantesca de resíduos de mineração que esmagou um refeitório da própria companhia e destruiu partes de comunidades.
A Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, supostamente sabia há anos que sua barragem de Brumadinho não atendia aos padrões internacionalmente reconhecidos de segurança de barragens, disse a SEC.
A queixa da SEC, apresentada no tribunal federal de Nova York, acusou a Vale de violar disposições antifraude e relatórios das leis de valores mobiliários dos EUA.
As ações da Vale passaram a cair com a notícia das acusações da SEC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.