Secretária do Tesouro dos EUA pede que país e aliados europeus enfrentem China juntos
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, intensificou suas críticas às práticas econômicas e comerciais da China nesta terça-feira e pediu que os EUA e seus aliados da Europa se unam para desafiar Pequim e diversificar as cadeias de suprimentos.
"Temos um interesse comum em incentivar a China a se abster de práticas econômicas que nos desfavorecem", disse Yellen em discurso no Fórum Econômico de Bruxelas.
Ela se referia às práticas chinesas de comércio e investimento, desenvolvimento e políticas climáticas e práticas de financiamento que deixaram alguns países com encargos de dívida insustentáveis.
"Todos nós devemos aspirar a encorajar a China a abandonar práticas repreensíveis", afirmou Yellen. "Se pudermos fazer isso, teremos mais chances de competir com a China em igualdade de condições, o que beneficiará nossos negócios e consumidores."
Yellen alertou que os países ocidentais são muito dependentes da China para obter metais de terras raras e que Pequim atualmente constrói fortes participações de mercado em certos produtos de tecnologia e busca dominar a produção de semicondutores.
Ela disse que esses desdobramentos podem tornar as economias democráticas de mercado mais vulneráveis — à influência geopolítica de Pequim, mas é possível diminuir esses riscos com mais "friend-shoring" —esforço para tentar trabalhar com aliados e países amigos para aumentar a produção de produtos críticos e depois expandir o comércio entre si.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.