PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Ibovespa avança com siderurgia e mineração, mesmo em dia de nova queda em NY

19/05/2022 17h51

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira subiu nesta quinta-feira, impulsionado por ações de siderúrgicas e mineradoras, destoando do recuo em Wall Street, que teve outro dia volátil.

Vale cresceu na esteira dos preços do minério de ferro e CSN disparou com anúncio de recompra de ações. A Eletrobras também foi destaque positivo, após aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para privatização. WEG e Hapvida foram destaques de queda.

O Ibovespa subiu 0,71%, a 107.005,22 pontos. O volume financeiro da sessão foi de 24,7 bilhões de reais.

"O mercado ficou bem pressionado na véspera e teve um pouco de recuperação em função da alta das commodities", disse Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença. Ele também citou recentes elevações das projeções de crescimento econômico para o Brasil neste ano.

A XP dobrou a estimativa e agora espera expansão de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB)do país em 2022, embora tenha elevado também a expectativa de inflação para até 2023. E o ministério da Economia manteve sua projeção para o PIB em 1,5%, mas espera uma inflação mais alta.

Os principais índices em Wall Street caíram, porém em menor intensidade do que na véspera, entre 0,3% e 0,8%. A situação macroeconômica continua a pesar, com temores relacionados à alta de preços, desaceleração econômica global e aumento de juros.

Os resultados de varejistas norte-americanas divulgados nesta semana evidenciaram o impacto da elevada inflação nos EUA no consumo e pesaram sobre a confiança do mercado.

DESTAQUES

- CSN MINERAÇÃO ON saltou 9,1%, maior alta desde novembro, e CSN ON subiu 7,2%, após ambas aprovarem programas de recompra de ações. Uma leve recuperação dos preços nos futuros de minério de ferro em Dalian e Cingapura, após Pequim sugerir mais apoio político para lidar com a Covid-19 na China, também deu suporte às ações. USIMINAS PNA teve alta de 5,1% e VALE ON ganhou 2,7%.

- ELETROBRAS PNB teve alta de 2,5%, após o TCU dar aval para privatização da empresa. O cronograma da operação deve ser definido até o começo da próxima semana e a oferta pode sair até 15 de junho, disse uma fonte à Reuters.

- HAPVIDA ON caiu 4,1%, a terceira baixa nos últimos quatro pregões.

- PETZ ON reduziu 5,2%, terceiro recuo consecutivo.

- PETROBRAS PN cresceu 1,7%, diante de alta de 2,7% do petróleo Brent. Os preços refletiram perspectivas de relaxamento de restrições contra Covid-19 na China. PETRORIO ON retraiu 1,2%, quarta baixa seguida, e 3R PETROLEUM ON exibiu acréscimo de 1,1%.

- NUBANK disparou 13,4%, PAGSEGURO teve alta de 9,7% e STONECO aumentou 6,7%, em dia positivo para várias empresas brasileiras listadas em Nova York.

- LOCAWEB ON expandiu 5,5%, após dizer que o General Atlantic atingiu fatia de 10,8% na companhia.

- BR PROPERTIES ON perdeu 4,7%, após anunciar acordo para vender ativos por 5,92 bilhões de reais para a canadense Brookfield. As ações subiram 5,7% na véspera, depois de notícia sobre a operação no fim do dia. Em teleconferência com analistas nesta quinta-feira, executivos afirmaram que empresa está avaliando condições para eventual pagamento de dividendo com parte dos recursos da transação.

(Por Andre Romani)